8 dicas práticas para economizar no enxoval do seu bebê

ENXOVAL

4/8/20252 min read

Montar o enxoval do bebê pode ser um dos momentos mais empolgantes (e caros!) da gestação. Afinal, um bebê chega ao mundo precisando de tudo — e quando não há outro bebê próximo de quem herdar roupinhas e acessórios, a lista de compras pode ficar bem extensa. Mesmo com um enxoval mais enxuto, colocar tudo na ponta do lápis costuma revelar um valor considerável.

Mas a boa notícia é: dá, sim, pra economizar — e muito — sem abrir mão do que realmente importa.

Separei aqui 8 dicas práticas para economizar no enxoval do seu bebê. Vem comigo:

1. Brechó é vida!

Roupinhas de bebê, especialmente para os primeiros meses, costumam ser pouco usadas e estão sempre em ótimo estado. Brechós são ótimos lugares para encontrar peças como bodies, mijões e macacões quase novos por um preço muito mais acessível. Além das roupas, itens maiores como carrinhos, banheiras e berços portáteis também são facilmente encontrados em segunda mão e geralmente em ótimo estado!

2. Fique de olho nos grupos de mães

É comum existirem grupos de WhatsApp ou Facebook específicos da sua região, onde mães vendem ou doam itens usados. Esses grupos são ótimos para encontrar boas oportunidades — e quando chegar a sua hora de desapegar, você pode vender suas peças por um valor melhor do que brechós pagariam.

3. Não vá às compras antes do seu chá de bebê

Se você vai fazer Chá de bebê ou Chá de fraldas, não deixe para última hora! Assim, dá tempo de esperar os presentes e comprar só o que faltar!

4. Espere a demanda surgir

Você não precisa comprar tudo antes do bebê nascer. Muitos itens podem ser adquiridos apenas se (e quando) houver necessidade — como bomba extratora de leite, mamadeira extra, ou mais roupas. Não tentar antecipar todos os cenários imagináveis do que possa acontecer é uma ótima forma de economizar.

5. Esqueça as listas prontas de loja ou da internet

Essas listas costumam ser exageradas e cheias de itens que você talvez nem use. Além disso, elas não consideram o clima da sua cidade, o período do ano em que o bebê vai nascer, ou a sua rotina de lavagens, por exemplo. As próximas dicas resolvem esse problema!

6. Estude antes de comprar

Conheça a funcionalidade de cada item e avalie se ele realmente faz sentido para a sua realidade. O que está presente na lista que te deram ou o que foi útil para a sua amiga pode não ser prático pra você — e tudo bem! Informação é poder (e economia!).

7. Crie uma lista personalizada — e siga ela!

Ir às compras sem uma lista definida é o maior erro de quem quer economizar. Você corre o risco de comprar itens em excesso, deixar de lado o que realmente importa, ou até comprar coisas que nunca vai usar. Com planejamento, você garante um enxoval funcional e evita desperdícios.

8. Conte com ajuda especializada

Não sabe por onde começar a montar a sua lista? No Guia do Bebê Sem Desperdícios, eu te ajudo com isso.
Você preenche um questionário que me ajuda a entender suas necessidades e, a partir das suas respostas, eu monto uma lista personalizada pra você e seu bebê.
Além disso, você terá acesso a vídeo-aulas completas que te explicam, item por item, o que realmente vale a pena para a sua realidade e suporte sempre que precisar. É um guia prático, direto e pensado pra te poupar tempo e dinheiro.

Se você seguir essas dicas, pode ter certeza que vai economizar bastante — e ainda montar um enxoval completo, funcional e sem exageros.

Se quiser continuar aprendendo comigo, é só acompanhar nas redes sociais abaixo. Até a próxima!